22 de agosto de 2008

É a democracia defensável?

Acaba de ser publicada uma pormenorizada recensão de David Hildebrand do livro A Pragmatist Philosophy of Democracy, de Robert B. Talisse.

O que justifica a democracia? Desde as críticas clássicas de Platão à democracia que este é um tema central da filosofia política. Há diferentes maneiras de defender a democracia, tal como é diferentes maneiras de procurar refutar a democracia. Este livro apresenta uma defesa pragmatista da democracia, mas começa por clarificar o que realmente é o pragmatismo.

3 comentários:

  1. platão tinha razão em criticar a democracia da época?e hoje quais as falhas da democracia que temos?

    ResponderEliminar
  2. não existem democracias, quiçá nunca tenham existido... a Grécia antiga era escravagista e elitista. O que existe, de fato, por um lado, é um eterno conflito entre as oligarquias dos cleptocratas, dos burocratas e plutocratas... e do outro lado, a sociedade de massas comandada pelo mainstream da mídia, do fundamentalismo religioso, e da política privatizada pelos partidos... pelas beiras, alguns buscadores da verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. democracia só é possível em praça pública, em alguns momentos, por alguns terrestres nascidos com o privilégio de poder estar ali e de compreender por que está ali.

      Eliminar