30 de agosto de 2008

Livros novos

Acabo de receber notificação de novos livros da Oxford University Press, e três chamaram-me a atenção:

The Development of Ethics: A Historical and Critical Study, vol. II: de Suaréz a Rousseau. Da autoria de Terence Irwin e com 936 páginas, este é o segundo volume de um trabalho muitíssimo ambicioso. O primeiro volume foi publicado há um ano, tem 840 páginas e abrange a história da ética até Maquiavel e a Reforma; uma recensão deste primeiro volume pode ser lida aqui e um excerto em PDF aqui.

Was Jesus God?, de Richard Swinburne, um dos mais importantes filósofos contemporâneos da religião. Com 192 páginas, apresenta as doutrinas cristãs centrais e explica por que razão pensa que são verdadeiras. O livro tem como público-alvo os leitores comuns, sem preparação prévia em filosofia, à semelhança do seu bem-sucedido Será Que Deus Existe? Uma entrevista, em inglês, que lhe fiz há uns meses está disponível aqui; procurei na entrevista dar-lhe todo o espaço para explicar algumas das suas ideias centrais.

Our Knowledge of the Internal World, de Robert C. Stalnaker. Com 156 pp., este livro chamou-me a atenção porque me parece que numa parte importante da história os filósofos pressupuseram a tese cartesiana da transparência da consciência sem se darem conta disso. Esta é a tese segundo a qual os nossos conteúdos mentais nos são inteiramente transparentes: quando pensamos algo, sabemos exactamente tudo o que estamos a pensar. Por outro lado, há mais de vinte anos que Stalnaker nada publicava, pelo que pensava que já tinha parado de filosofar.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este livro do Swinburne, Was Jesus God?, é de filosofia da religião ou de catecismo? edg

    ResponderEliminar