24 de setembro de 2008

Thomas Cathcart, Daniel Klein

Fenomenologia
Einfühlung é a palavra alemã que significa entendimento ou empatia e foi usada por fenomenólogos como Edmund Husserl para explicar uma forma de conhecimento que procura entrar na experiência de outro ser humano e conhecer e sentir o mundo da mesma forma que esse ser humano.

- Doutora Janet – diz a mulher, muito embaraçada. – Tenho um problema de natureza sexual. Não fico excitada com o meu marido.
- Muito bem – diz a doutora Janet – amanhã vou fazer um exame completo. Traga o seu marido.
No dia seguinte, a mulher regressa com o marido.
- Dispa-se, senhor Thomas – diz a médica. – Agora, dê uma volta. Muito bem, agora faça o favor de se deitar: Uh-uh, estou a compreender. Pode vestir-se novamente.
A doutora Janet levou a mulher para um canto.
- A sua saúde é perfeita – diz. Ele também não me excita.

3 comentários:

  1. A grafia correcta é "einfühlung", com o trema no primeiro "u".

    Esta palavra é também muito importante numa obra de Estética de Wilhelm Worringer, Abstraktion und Einfühlung (1907)onde o filósofo indaga sobre os dois principais princípios psicológicos que estão na origem de qualquer criação artística, precisamente a abstracção e a empatia.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela correcção. Mesmo sabendo muito pouco de alemão, sei que o trema aparece no 1º "U". A gralha resulta de raramente usar tremas :-)

    ResponderEliminar
  3. Einfühlung, embora tenha tido sua criação como descrita acima, em Psiquiatria generalizou-se com o sentido de "perceber imediatamente (isto é, sem mediação de qualquer sentido conhecido) o estado emocional de outra pessoa". Isso é comum entre máe e filhos, entre duas pessoas muito afins.O psicólogo inglês radicado nos EUA Titchener e Hard, traduziram-na para o inglês usando a palavra grega EMPATIA. EIN, em alemão é um prefixóide com sentido inessivo; FÜHLUNG, sentimento. Seria um sentimento interno que se tem de outra pessoa. "Interno" significaria sem mediação de dados externos.

    ResponderEliminar