26 de abril de 2009

Prémio Nobel da Filosofia


Ok, eu sei que não há prémio Nobel da Filosofia. Mas o que muitos não sabem é que a Academia Real Sueca das Ciências também é responsável pela atribuição do mais valioso e prestigiado prémio de filosofia do mundo. Trata-se do apetecível Prémio Schock de Lógica e Filosofia, no valor de cerca de 50 mil Euros, que é atribuído apenas de dois em dois anos, desde 1993. O nome do prémio deve-se a Rolf Schock, nascido em França, filho de alemães e professor de Filosofia nas universidades suecas de Estocolmo e de Upsala. O seu testamento estabelecia a criação deste prémio, a verba necessária para tal e quem seria responsável pela atribuição.

O último filósofo a ganhar este prémio foi o americano de origem sérvia Thomas Nagel, em 2008. Outros filósofos que ganharam o prémio em anos anteriores foram Saul Kripke (2001), John Rawls (1999) e Willard V. Quine (1993). Quem será o próximo? Eu aposto no Zizek!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Sim, Joedson, é um excelente candidato. Isto se descontarmos o Zizek e o Steiner :-)

    ResponderEliminar
  3. Voces apontaram excelentes filósofos, porém saibam que Kaplan e Davidson estão um passo a frente dos homens por vocês citados.

    ResponderEliminar