12 de maio de 2009

Aristóteles desmistificado

Quem quiser conhecer as ideias de Aristóteles sobre as diversas áreas da filosofia e da ciência tem agora à sua disposição o excelente Aristotle, de Christopher Shields (Routledge). Comecei a lê-lo ontem e fiquei impressionado com a sua qualidade. Shields é também autor de Classical Philosophy: A Contemporary Introduction (também da Routledge) e se este livro for do mesmo calibre, um estudante quase nada mais precisa, além das fontes primárias, para dominar num semestre a filosofia grega antiga.

4 comentários:

  1. Anotado. Obrigado pelo conselho. Não conheço o autor, e supunha que o grande especialista em Aristóteles fosse o Anthony Kenny, mas vou procurar este, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  2. Pedia aos leitores que os já são habituais da casa e conhecidos dos autores do blogue que, mesmo assim, assinassem com nome próprio e não com pseudónimo, já que temos vindo a pedir isso a todos os leitores, evitando assim criar estatutos especiais ou excepções. O que vale para uns vale para todos.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Tanto quanto sei, Shields faz parte de uma nova geração de historiadores da filosofia e filósofos, bastante novos e muitíssimo bem preparados.

    ResponderEliminar
  4. Caro Vítor: tenho este pseudónimo desde 2005, quando comecei a debitar parvoíces no meu próprio blogue. Não vejo razões para deixar de comentar com ele, até porque, das poucas vezes que o fiz neste blogue, sempre procurei a discussão racional e o debate interessado.

    Honestamente, creio que as novas "regras" do blogue são demasiado rígidas, até porque deve existir muito boa gente que não possui contas no blogspot com no sapo e que consulta o blogue da Crítica. Mas foi a vossa opção, que naturalmente respeito.

    Não estou interessado em ser excepção à regra que foi aqui instituída, assim como não estou interessado em abandonar o meu registo de pseudónimo apenas para obedecer às regras da Crítica. Têm, pois, os responsáveis deste blogue liberdade para não aceitar os meus eventuais comentários; não deixarei de ler os posts por causa disso.

    Abraços

    ResponderEliminar