13 de junho de 2009

Educação para a cidadania


Muitos dos nossos políticos, pedagogos e cientistas da educação enchem a barriga com a ideia de educação para a cidadania. Parece até que descobriram a pólvora. Mas que a educação serve para formar cidadãos é uma ideia tão velha quanto a própria ideia de educação. Os gregos chamavam-lhe paideia. Que ideia é essa? Bom, é a ideia de que formar cidadãos é ensinar-lhes a falar, a escrever, a contar, a argumentar, a avaliar, a pensar por si. Estas são as ferramentas necessárias para uma cidadania plena e esclarecida. Em suma, formar cidadãos plenos é ensinar-lhes bem Português, Matemática, Biologia, História, Filosofia, etc. Quem aprende bem estas coisas está em boas condições para se tornar um cidadão esclarecido. O resto é quase só ruído ideológico.

3 comentários:

  1. E o pior do ruído ideológico é que é, infelizmente, incompatível com uma verdadeira educação para a cidadania; pois consiste em repetir ideias feitas e dar lavagens ao cérebro aos estudantes (que felizmente não as ouvem), com base em princípios ecológicos, multiculturalistas, ou o que seja, sem consciência alguma de que não interessa que disco está a tocar: o que é incompatível com a educação para a cidadania é o espírito de gramofone, como escreveu Orwell.

    ResponderEliminar
  2. Também concordo. Estas ideias são difundidas por alguém que, certamente, tem muito a ganhar. Já alguém dizia que os saberes que mais nos enganam são os mais lucrativos. Esses saberes, imbuídos de paternalismo, fazem proliferar a ideia de que as pessoas não são autónomas e, por isso, são eternos pacientes à espera que lhe esclareçam sempre alguma coisa, quando, de facto, a ciência é que nos confere a verdadeira cidadania e capacitam as pessoas de instrumentos para o seu crescimento. Querem, por isso, fazer passar a ideia de que um professor é um amigo, um confidente, um psicólogo quando devia ser simplesmente...professor.

    ResponderEliminar
  3. Illegal loan sharks have been known to charge around
    1,000 percent' pay day loans for your financial wellness you could possibly prefer to consolidate debt loans for simple financial management for use on your wellness with wealth.
    My web page - pay day loans

    ResponderEliminar