27 de outubro de 2009

Filosofia da Mente no Brasil



Neste excelente site, João de Fernandes Teixeira disponibiliza diversos artigos, traduções e resenhas relacionadas à filosofia da mente. João Teixeira tem se destacado como um incansável divulgador da filosofia da mente, publicando dezenas de artigos em jornais e revistas além de vários livros introdutórios sobre a área. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, o trabalho "de formiga" do divulgador não só não é menos importante do que o trabalho do filósofo especializado como também é uma condição necessária para a sustentação deste: sem bons manuais é impossível criar boas aulas introdutórias, e sem boas aulas introdutórias, que determinam as competências mais básicas para se fazer filosofia, não há como formar bons filósofos profissionais. A idéia de que podemos formar um pesquisador capaz de publicar nos melhores periódicos internacionais, mas que dá aulas para alunos que não compreendem o básico de sua área por carecerem de bons manuais na sua língua, precisa ser repensada. Precisamos de mais "Teixeiras" na divulgação das demais áreas da filosofia. Vale a pena indicar os seus livros:

1 comentário:

  1. Realmente o portal Filosofia da Mente no Brasil, do professor João de Fernandes Teixeira é um enorme avanço para nossa área de pesquisa no Brasil, tendo em vista que praticamente toda a produção desta área é produzida fora do país. Chamo a atenção aqui para a bibliografia em português organizada no site pelo Gustavo Leal-Toledo, que reúne muitos títulos já traduzidos ou produzidos em portugês.

    Aproveito este espaço também para divulgar o Blog do grupo de pesquisa "Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas" (CNPq), da qual o professor João Teixeira também é pesquisador. Sempre que puderem debater temas/sugerir temas apareçam por lá, o nível é muito bom!

    O endereço é: www.filosofiadamenteecognicao.blogspot.com


    Até mais!

    Eduardo Benkendorf,
    graduando em Psicologia e Membro do Grupo de Pesquisa Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas (CNPq).

    ResponderEliminar