3 de fevereiro de 2010

O que é uma explicação?

Acabei de publicar aqui a minha transcrição e tradução da palestra TED de David Deutsch sobre a natureza da explicação.

6 comentários:

  1. Dou os meus parabéns pelo contributo da Crítica na Rede e dos seus colaboradores para a boa prática filosófica, bem como para a tradução em português de obras-chave da Filosofia e da Estética, especialmente na tradição anglo-americana. O rigor com que o fazem é verdadeiramente estimulante e contribui para resgatar a crítica do «mero ruído» a que invariavelmente é remetida.
    Um pequeno reparo: na tradução de «O Que é A Arte?», de Nigel Warburton, no excerto de D. H. Lawrence da página 40, surge o nome de Calvino por traduzir, «Calvin».

    ResponderEliminar
  2. Ah, curioso! Acabo de ver que no original da tradução está... Calvino, e não Calvin. Os revisores dos editores fazem coisas destas muitas vezes: introduzem erros pensando que estão a eliminá-los. Errar é humano.

    ResponderEliminar
  3. A tradução e a revisão são actividades extremamente laboriosas e muito pouco reconhecidas. Minundências à partem, esta é uma excelente tradução que iguala o original em elegância e clareza.

    ResponderEliminar
  4. Se você quiser, Desidério, pode inscrever-se no grupo de tradutores do TED, e enviá-los a sua tradução. Eu mesmo faço parte do grupo do Pt-BR.

    ResponderEliminar
  5. O novo link do artigo: http://criticanarede.com/explicacao.html

    ResponderEliminar