11 de novembro de 2009

Carl Sagan em DVD


Há algumas semanas encontrei esta edição em DVD dos 13 deliciosos episódios da série Cosmos, apresentada em 1980 por Carl Sagan, quando eu tinha apenas 3 de idade, embora me lembre do suficiente para saber que o prazer proporcionado por estes documentários ia compensar inestimavelmente cada euro investido no objecto. Estamos habituados a documentários com muitos  efeitos, muito barulho, mas razoavelmente pobres em informação, repetitivos. Quem não viu na altura ou não é suficientemente velho para se lembrar vai então ter uma grande surpresa se, como eu, ceder à tentação de comprar os DVD.
Algo que desde logo impressiona é o modo como Sagan trata as ideias da pseudociência: nunca apelando ao silenciamento mas discutindo pacientemente, com contra-exemplos claros. O manancial de conhecimento, o âmbito dos assuntos, o modo de exposição, mostram-nos claramente que não são precisos quaisquer ademanes tecnológicos ruidosos e dispendiosos para fazer programas de verdadeira qualidade.
Não sei se isto está amplamente disponível. Encontrei-os no MediaMarkt. Na Fnac não os vi, mas não procurei com muita atenção. Claro que quem não se importa de não ter legendagem em português -- de resto péssima, com omissões de palavras ou orações inteiras, inversões de sentido, enfim... o costume -- pode sempre comprar mais barato no amazon a versão não legendada. (A única vantagem das legendas, a meu ver, é para quem não sabe inglês ou tem miúdos em casa, que ainda não conseguem seguir o inglês mas têm idade suficiente para se interessarem). A que comprei foi aparentemente produzida na Catalunha e distribuída em Portugal pelo Círculo de Leitores.

2 comentários:

  1. Encontra-se com alguma facilidade na Fnac e a colecção de 7 dvds fica por uma média de 40€, que é acessível. Tenho a edição anterior a essa e realmente a tradução foi feita às 3 pancadas, uma coisa mesmo horrorosa, de tirar o fôlego às palavras suaves e certeiras de Sagan. Quando comprei a minha caixa devorei os dvds numa semana. Neste momento tenho a minha caixa na escola onde dou aulas, para professores e alunos a usarem. isto, seguindo o exemplo de Sagan na divulgação da ciência e do saber. Ás vezes penso como é que é a vida de um ser humano para poder ser tão completo como Sagan.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, sabe dizer-me se este set de DVDs distribuido pelo Circulo de Leitores tem opção audio em português?
    Obrigada.

    ResponderEliminar