27 de janeiro de 2010

Ciência, ensino, política e mentira


Sempre lúcido, eis mais um texto de Orwell, "O Que é a Ciência?"

6 comentários:

  1. A Antígona prepara-se para publicar brevemente a tradução de um ensaio incontornável para compreender o pensamento político de Orwell. Trata-se da obra "O PENSAMENTO POLÍTICO DE GEORGE ORWELL", de JOHN NEWSINGER, numa tradução de FERNANDO GONÇALVES - leitor avisadíssimo de Orwell e profundo conhecedor da língua inglesa.

    ResponderEliminar
  2. O Orwell tem intuição e senso crítico incríveis: tem respostas muito razoáveis, embora não muito detalhadas, para problemas filosóficos complicados, sem ter tido formação acadêmica em filosofia. Ao passo que não é raro encontrar filósofos de formação que são incapazes de perceber a relevância de um problema diante do nariz.

    Esse artigo deveria ser entregue a todos os naturalistas extremados que defendem que a filosofia vai ser substituída pelas ciências exatas por acreditarem num cientificismo caduco.

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto! Aconselho a leitura de um outro, de Hannah Arendt, intitulado "The Conquest of space and the stature of man", facilmente encontrado na net, e que aborda a relação entre ciência e laicidade, bem como a sua relação com a política.

    ResponderEliminar
  4. Matheus,
    Para além dos livros de ficção que vale bem a pena o nosso tempo.

    ResponderEliminar
  5. O novo link do artigo: http://criticanarede.com/orwellciencia.html

    ResponderEliminar