25 de janeiro de 2010

Enigmas da existência


Acabei de rever a revisão da tradução de Vítor Guerreiro do maravilhoso Enigmas da Existência, de Earl Conee e Ted Sider, que sairá em breve na colecção Filosoficamente da Bizâncio.

Trata-se de uma introdução socrática à metafísica. "Socrática" porque não refere inúmeros filósofos; ao invés, procura fazer o leitor sentir a força das perplexidades filosóficas, ajudando-o a explorar algumas das primeiras respostas que podemos tentar dar. Pleno de raciocínio e humor, é um livro para quem gosta de pensar e tem curiosidade sobre o que afinal é isso que dá pelo nome de "metafísica".

O livro tem 10 capítulos, dedicados a 9 temas da metafísica: identidade pessoal, fatalismo, tempo, Deus, por que há algo e não nada, livre-arbítrio, constituição da matéria, universais e possibilidade. O último capítulo é sobre a natureza da própria metafísica.

O livro não oferece respostas, mas ensina a fazer perguntas e a tentar dar-lhes resposta, raciocinando intensamente. Uma pérola, na tradição de livros como Que Quer Dizer Tudo Isto?, de Thomas Nagel, e Sabedoria Sem Respostas, de Kolak e Martin.

1 comentário:

  1. Novos links:
    - Enigmas da Existência: http://criticanarede.com/met_riddles.html
    - Sabedoria Sem Respostas: http://criticanarede.com/sabedoriasem.html

    ResponderEliminar