10 de fevereiro de 2010

Ryle em Portugal...

...deixa de ser filósofo e passa a ser psicólogo, deixa de estudar a mente e passa a maravilhar-se com o espírito. Saiba tudo aqui.

5 comentários:

  1. Desidério, um bom exemplo do que denuncias é a velha e intragável tradução dos Problemas da Filosofia, de Russell, feita por António Sérgio. Não só assassina o estilo de Russell como, frequentemente, o sentido do que ele diz. Já faz uns quantos anos que atirei aquilo ao lixo.

    ResponderEliminar
  2. Talvez o caso mais escandaloso que me lembro e que apareceu na imprensa foi a tradução de "indie top" que é o top de vendas de discos de editoras independentes, em regra, uma expressão usada para as distinguir das multinacionais e que envolvia toda uma concepção musical e de edição. Ora, na imprensa portuguesa alguém se lembrou de traduzir aquilo por, imaginem, "top da India". E foi engraçado ver que no top da India desfilavam projectos musicais tipicamente british :-) Este é um dos outros aspectos da tradução, que é a falta de revisão. Do outro lado desta realidade encontramos aquelas traduções do grego que são verdadeiramente incompreensíveis. Tem aparecido aí algumas que vindo de quem vem, imagino o que lá esteja. Tenho gostado das traduções do nosso colega Vitor Guerreiro. Mesmo sem comparar com os originais, parecem-me muito competentes sem atropelos descarados.

    ResponderEliminar
  3. http://www.youtube.com/watch?v=vCyKNtocdZE

    aqui Searle conta-nos como escreveu um livro em francês sem o saber.
    Foi dar umas palestras a frança e pediram-lhe para incluir os textos numa publicação. Após algum tempo recebeu um pequenino livro em francês intitulado "liberdade e neurobiologia" cujo autor era... John Searle.

    ResponderEliminar
  4. Quine ficou horrorizado com uma tradução francesa de umas palestras que foi dar a França. A partir daí, fez questão de escrever sempre ele próprio, se possível, na língua do país que visitava. Daí veio o livro que ele escreveu em português: O Sentido da Nova Lógica.

    ResponderEliminar
  5. Este é o novo link do artigo: http://criticanarede.com/trairtraducao.html

    ResponderEliminar