20 de maio de 2010

100 000

Não sou muito de andar a ver as estatísticas de acesso da Crítica. Mas hoje fui ver os registos, e a barreira dos cem mil visitantes únicos foi ultrapassada em Março, com 103 mil visitantes. Em Janeiro 41 mil pessoas diferentes visitaram a Crítica, em Fevereiro 61 mil e em Abril 95 mil. Neste mês de Maio já 60 mil pessoas vieram até cá. Note-se que estas são as estatísticas da revista Crítica, e não deste blog.

A razão pela qual não dou muita importância às estatísticas de acessos é que são em grande parte ilusórias. Primeiro, o sistema procura contar apenas um acesso por pessoa; mas isto é imperfeito porque a mesma pessoa conta como duas sempre que limpa o cache do seu computador ou muda de computador. Segundo, a esmagadora maioria das visitas (79 %) tem a duração de 30 segundos ou menos: são pessoas que estão de passagem, procuram algo e não encontraram o que queriam. De modo que, descontando tudo isto, é razoável considerar que quando se tem 100 mil visitas isso corresponde a cerca de 5 mil leitores reais.

7 comentários:

  1. Seja como for (quero dizer, mesmo que só com 5 mil), PARABÉNS! Tanto para a Crítica como para o blogue: continuam uma referência de seriedade intelectual.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Já sabe tenha cuidado com o que escreve.... e continue a escrever para eu ler.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelas vossas amáveis palavras.

    ResponderEliminar
  5. PARABÉNS AOS COLABORADORES DA REVISTA. INDICO-A SEMPRE AOS ALUNOS E AMANTES DO CONHECIMENTO. MAS BEM SEI, QUE POUCOS A ACESSAM COM SERIEDADE. EU PORÉM O FAÇO POR PRAZER, APESAR DE POUCO ME MANIFESTAR. O BLOG, ENTÃO, É MUITO BOM!

    ResponderEliminar
  6. parabens ao colaboradores da revista.

    ResponderEliminar