3 de agosto de 2010

Submissões

A partir de agora passarei a divulgar estatísticas trimestrais simples de submissões de artigos para a Crítica, feitas pelo Rolando Almeida, a quem muito agradeço.

No trimestre de Maio a Julho, recebemos 28 submissões, das quais foram rejeitadas 21. Duas foram aceites e cinco ainda estão por decidir. Como se vê, o índice de rejeições, presumindo que os que estão por decidir terão uma decisão favorável à publicação, é de 75%. Se os que estão por decidir forem rejeitados, o índice será de cerca de 92%.

Apesar de estes números dizerem respeito apenas ao último trimestre, não são muito diferentes do que aconteceu em trimestres anteriores. Mas agora passaremos a poder comparar estes números, publicamente.

8 comentários:

  1. Seria importante também explicar as diferenças de exigências para as diferentes submissões (artigos de investigação, divulgação, opinião e resenhas). Já conheci pessoas que se sentiram injustadas com artigos de investigação rejeitados pela revista apontando artigos de opinião publicados pela revista que eram menos sofisticados - claro, era um artigo de OPINIÃO!

    É importante explicar essas diferenças de exigência, e até mesmo quais são os diferentes tipos de textos que a revista aceita, para evitar esses mal entendidos.

    E parabéns pela idéia, Rolando! Deve dar um tarbalho danado.

    ResponderEliminar
  2. Se as pessoas enviam artigos sem ler a página das submissões, então poderão não compreender as decisões. Claro que não há decisões perfeitas, e alguns artigos publicados talvez não tenham qualidade suficiente que tivesse merecido publicação, e outros que foram rejeitados deveriam ter sido publicados. Erros destes devem ser encarados com normalidade, e ocorrem em todas as revistas. A vantagem do anonimato é as pessoas terem a garantia que a aceitação ou rejeição do artigo não é influenciada por considerações pessoais.

    ResponderEliminar
  3. Matheus,
    As percentagens não deixam margens para dúvidas. Claro que existem artigos que são casos fronteira, como em qualquer revista ou publicação académica. O que interessa aqui saber é o diferencial geral entre artigos recebidos, aceites e recusados para publicação. Isso dá um bom indicador à luz, claro, dos critérios editoriais.

    ResponderEliminar
  4. Boa ideia. Ajuda na transparência do processo.

    Continuem com o bom trabalho.

    Ricardo Miguel

    ResponderEliminar
  5. Seria uma boa idéia criar uma seção na revista só para essa divulgação das estatísticas trimestrais, pois não é todo mundo que acompanha o blog.

    ResponderEliminar
  6. A ligação para as estatísticas já está na página das submissões, tu é que não viste! Vai lá e experimenta...

    ResponderEliminar
  7. Acredito que seria bacana disporem de uma página contendo o processo de avaliação.

    ResponderEliminar
  8. Isso já existe:

    http://criticanarede.com/submissoes.html

    ResponderEliminar