9 de setembro de 2010

O desafio do deus mau


A entrada do auditório onde decorrerá o Encontro

Eis o resumo do que já amanhã Stephen Law irá defender na conferência inaugural do 8º Encontro Nacional de Professores de Filosofia. O título da conferência é "O Desafio do Deus Mau" e o Encontro terá lugar no Auditório do Museu de Portimão:

Os que acreditam num Deus omnipotente e infinitamente bom defrontam-se com o problema indiciário do mal – o problema de explicar por que razão a existência de tanta dor e sofrimento não é um indício muito bom de que não existe um Deus assim. Várias teodiceias têm sido desenvolvidas por pessoas religiosas para lidar com este problema. Nesta comunicação examino a eficácia dessas teodiceias considerando uma hipótese análoga – a hipótese do Deus mau – que se defronta com o problema do bem. Curiosamente, os mesmos tipos de teodiceia podem, muitos deles, ser usados para lidar com o problema do bem. Contudo, o problema do bem é claramente fatal para a crença num Deus mau. Assim, por que razão não é o problema do mal fatal para a crença num Deus bom? Eu penso que é. 

A comunicação é em inglês, mas haverá tradução simultânea em português. Promete dar uma interessante discussão. A não perder, para quem puder ir.

Sem comentários:

Enviar um comentário