21 de março de 2011

Há outros animais com direitos, além dos humanos?

Acabo de publicar a introdução de Pedro Galvão ao livro por ele organizado Os Animais têm Direitos? Perspectivas e Argumentos.

5 comentários:

  1. Nesse texto parece que não é tão sem fundamento quanto queriam mostrar a minha questão sobre se as amebas têm direitos morais e nem a minha questão sobre se caso os seres humanos tenham direitos morais, as amebas também adquiririam direitos morais...

    ResponderEliminar
  2. Todo ser vivo tem direitos, não somos os únicos a morar nesse planeta, somos os únicos a ter consciência, consequentemente os únicos com obrigações para com aqueles que não possuem.

    ResponderEliminar
  3. NSari

    Afirmar que temos direitos somente por estarmos vivos não explica muita coisa, já que as bactérias são seres vivos, e nem por isto tem direitos. Intuitivamente, amebas, bactérias e outros seres não tem direitos porque lhes falta algo que presumivelmente nós seres humanos possuímos; uma propriedade especial que os outros animais não tem, p. ex.: complexidade psicológica, racionalidade, livre-arbítrio, etc. Entretanto, é discutível se esta propriedade – caso haja alguma – justifica o tratamento que damos aos animais inumanos.

    ResponderEliminar
  4. Oi Nsari...

    Me pareceu estranho também você afirmar como algo óbvio que "todo ser vivo tem direitos". Se assim fosse, alfaces teriam direito, e me parece que isso não é algo que você iria aceitar (ou iria?). Seja qual for o critério para se determinar quem tem ou não direitos, provavelmente não é satisfazer a condição de "ser vivo".

    Concordo com o Bruno que intuitivimante alguns seres vivos não tem direitos... Assim, me parece que o ônus da prova (da afirmação de que todo ser vivo tem direitos) seria seu. Mas você acabou por tomar algo controverso, muito controverso, como óbvio.

    ResponderEliminar
  5. Os novos links:
    http://criticanarede.com/animais2.html
    http://criticanarede.com/animais.html

    ResponderEliminar