19 de maio de 2011

Um clássico de metaética

A Linguagem da Moral, de Richard Hare, é um clássico contemporâneo do não-cognitivismo em metaética. A metaética é a sub-área da ética que investiga os fundamentos e a natureza da própria ética. Uma teoria não-cognitivista em metaética propõe que os juízos morais não são verdadeiros ou falsos e que um agente moral não expressa crenças cognitivas, mas apenas atitudes não-cognitivas como aprovação ou reprovação. Curiosamente, ao contrário do que o próprio Hare assume no prefácio, este livro não é uma introdução à ética em geral ou à metaética, mas sim uma introdução à sua posição não-cognitivista. Como foi influenciado pela filosofia da linguagem comum, Hare tem uma concepção do objeto de estudo da metaética bastante sui generis, entendido como a natureza e estrutura da linguagem moral. Sua tese: a linguagem moral é uma forma de linguagem prescritiva universalizável. Isso é um modo chique de dizer que qualquer pessoa que afirma que matar é errado em uma circunstância X está comprometido a aceitar que matar também é errado em uma circunstância Y que é similar a X. Deste modo, mesmo que os juízos morais sejam prescrições não-cognitivas, eles ainda estão sujeitos a restrições de consistência e racionalidade. É um livro claro, mas de leitura difícil. Certamente não é recomendável para quem foge de discussões mais técnicas de filosofia como o capeta foge da cruz.

4 comentários:

  1. Caro Matheus:

    Em "A Linguagem da Moral" há ideias originais e hoje clássicas de Hare, mas também uma compilação de ideias que circulavam nas décadas de trinta e quarenta do século XX. Tomo a liberdade de recomendar para leitura a dissertação de mestrado de Adriano Nunes de Freitas, da Universidade Federal de Santa Maria, da qual fui o orientador, que trata dos aspectos lógicos da proposta de Hare: http://w3.ufsm.br/ppgf/menuesp2/b0c460a9e051dce965a9f74e97187290.pdf
    Essa dissertação examina "A Linguagem da Moral" e diversos outros textos menores de Hare.
    Uma rica fonte de textos de filósofos utilitaristas, na qual podem ser encontrados diversos textos de Hare, encontra-se no seguinte endereço eletrônico: http://www.utilitarian.net/

    Frank.

    ResponderEliminar
  2. This is also because in the high quantity of applications
    they receive for cash advances pay day Uk the more in time between paychecks makes maintaining a budget an even more important job.
    Also see my website :: pay day Uk

    ResponderEliminar
  3. All you should do when trying to get one of the online
    wage advance loans is to submit an application online bbadcreditloans.co.uk don't encourage the idea of pay day loans convert you far from think about this bit.

    ResponderEliminar