11 de junho de 2011

A filosofia no seu melhor

A Philosophy International foi criada em 1993 para fornecer uma biblioteca multimídia de filosofia feita por filósofos para filósofos. Um dos objetivos foi apresentar as contribuições de alguns dos filósofos contemporâneos mais influentes, mas o que me chama a atenção é que a série é uma demonstração ao vivo e a cores de como se pratica o genuíno rigor filosófico.

O primeiro grande filósofo convidado foi Peter Strawson: ele discute suas contribuições para a filosofia com Mark Sainsbury, Martin Davies e Maite Ezcurdia. O vídeo dessa discussão é dividido em cinco seções que incluem temas como particulares, esquema conceitual, verdade, referência e significado.

O segundo grande nome é W. V. Quine: sua filosofia é debatida em pormenor com Rudolph Fara, Daniel Dennett, Warren Goldfarb, Robert Fogelin, George Boolos, Burton Dreben, Paul Horwich e Ned Block. Ao todo são sete vídeos de discussão densa sobre temas como ceticismo acerca do significado, inescrutabilidade da referência, indeterminação da tradução, naturalização da epistemologia, Círculo de Vienna, a distinção analítico-sintético e a relatividade ontológica.

O terceiro grande filósofo convidado foi Donald Davidson: ele debate suas contribuições filosóficas com Rudolph Fara, W. V. Quine, Peter Strawson, Nancy Cartwright, Tim Crane, Martin Davies, Michael Dummett, Stuart Hampshire, Jim Hopkins, Jennifer Hornsby, Michael Martin, John McDowell, David Papineau, Richard Rorty, Mark Sainsbury, Gabriel Segal, Barry Smith e Barry Stroud. São dezenove vídeos de debate intenso sobre a posição de Davidson envolvendo temas como monismo anômalo, leis da natureza, causalidade, a tese de que uma teoria do significado deve ser uma teoria da verdade, irracionalidade, ação, conhecimento perceptivo, a natureza dos esquemas conceituais e teorias da verdade.

A produção de novos vídeos já está programada envolvendo os seguintes nomes: Noam Chomsky, Daniel Dennett, Michael Dummett, Ronald Dworkin, Hilary Putnam, John Searle e os laureados com o Nobel, Kenneth Arrow e Amartya Sen. A Philosophy International também planeja ampliar o alcance da sua audiência com vídeos introdutórios para os não iniciados em filosofia. Os vídeos da discussão de Quine estão disponíveis gratuitamente aqui, mas não deixem de comprar os outros vídeos, pois isso é essencial para que o projeto continue!

1 comentário:

  1. O novo link do site: http://www.lse.ac.uk/CPNSS/research/currentResearchProjects/PI/Home.aspx

    ResponderEliminar