Avançar para o conteúdo principal

Próximo à verdade

Closer to Truth é um programa de televisão da PBS idealizado/produzido/apresentado por Robert Lawrence Kuhn e produzido/dirigido pelo premiado Peter Getzels. Diferentemente da primeira versão do programa, esta nova edição tem um visual mais limpo com câmeras de alta-definição. Até o momento foram realizados mais de 100 episódios para a televisão e 1.400 vídeos on-line. O programa é dividido em três séries: Cosmos (natureza do espaço-tempo, implicações da mecânica quântica e outras questões de física e cosmologia de um modo geral), Consciência (cérebro, mente, livre-arbítrio, identidade pessoal, qualia), e Deus (argumentos contra e a favor da existência de Deus e problemas de filosofia da religião de um modo geral).

A receita do programa não é das piores: são entrevistados mais de 125 cientistas, filósofos e pensadores em locais variados como laboratórios, casas, escritórios e até mesmo igrejas. Você encontrará no programa filósofos como Walter Sinnott-Armstrong, Daniel Dennett, Keith Ward, Richard Swinburne, Quentin Smith, Bede Rundle, Peter van Inwagen, John Searle, Hubert Dreyfus, David Chalmers, Alva Noe, Michael Tooley, Colin McGinn, Ned Block, John Leslie e cientistas como Steven Weinberg, Freeman Dyson, Roger Penrose, Peter Atkins, Paul Davies, Carmine Clemente, Gregory Benford, Michio Kaku, Robert Laughlin, Joseph LeDoux, Andrei Linde e George Smoot. Como o apresentador possui uma inteligência afiada, faz objeções com precisão cirúrgica e revela familiaridade com todos os tópicos discutidos, não há o que criticar. Esse programa é imbatível.

Comentários

  1. The amount you borrow will be approved and sanctioned immediately as there is no appraisal of creditworthiness and no lengthy paperwork paydayuk
    there are a good amount of non-profit organizations today that gladly intervene in a bad
    credit score situations and enable you to make good decisions when it appears to paying loans off.

    ResponderEliminar
  2. Honest Look at Toshiba Regza 47zv650u 47-inch 1080p Lcd Television

    Here is my web blog ... Epson Powerlite Home Cinema 8350
    review ()

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O filósofo preferido dos filósofos

É curioso ouvir o podcast que, para marcar o lançamento do segundo livro de Philosophy Bites, da responsabilidade de David Edmonds e Nigel Warburton, eles disponibilizaram sobre o filósofo favorito de muitos dos filósofos e filósofas que entrevistaram. 
São quase 70 filósofos e filósofas das mais variadas áreas e tendências filosóficas que se pronunciam sobre o seu filósofo favorito, justificando brevemente a sua escolha. É certo que a maior parte dos filósofos são de língua inglesa, mas também os há, embora poucos, de língua francesa. Mesmo entre os filósofos de língua inglesa, muitos não são filósofos analíticos. Confesso que não conheço muitos deles, mas há outros que talvez sejam conhecidos dos leitores, como Ronald Dworkin (que referiu Kant), David Chalmers (Carnap), Kit Fine (Aristóteles), Michael Sandel (Hegel), Peter Singer (Henry Sidgwick), Michael Dummett (Frege), Tim Crane (Descartes), Susan Wolf (Aristóteles), Stephen Neale (Russell), Noël Carroll (Aristóteles), Brian Lei…

O que é uma análise?

Há duas maneiras de entender uma análise, o que pode parecer surpreendente. Deparei-me recentemente com este aspecto ao trabalhar na segunda edição do Dicionário Escolar de Filosofia.

Podemos entender uma análise de um dado conceito como uma apresentação de outros conceitos mais básicos que captem inteiramente o primeiro. O exemplo típico é algo como a análise do conceito de virgem como pessoa que nunca teve relações sexuais. Esta é a concepção fraca de análise. Na concepção forte, o que resulta da análise, para ser realmente uma boa análise, terá de ser uma frase analítica. Realmente, “Uma pessoa virgem é uma pessoa que nunca teve relações sexuais” é uma frase analítica. As tentativas de análise filosófica são tipicamente vistas como tentativas de análise no sentido forte: se fosse realmente verdade que o conhecimento é crença verdadeira justificada, essa afirmação seria analiticamente verdadeira.

Isto colide com a ideia de que não só a filosofia, mas também as ciências como a física o…