15 de outubro de 2011

A arte de argumentar

A Rulebook for Arguments, de Anthony Weston, é um dos livros que mais ajuda qualquer estudante que queira ganhar autonomia intelectual: que queira saber pensar por si mesmo. Ajuda a escrever com clareza, rigor e precisão; ajuda a argumentar correctamente; e em resultado disso ajuda também a ler activamente textos argumentativos, sejam de filosofia ou não. A edição portuguesa tem por título A Arte de Argumentar, e foi traduzida por mim; a brasileira tem por título A Construção do Argumento, e foi traduzida por Alexandre Feitosa Rosas.

A Hackett acaba de anunciar A Workbook for Arguments, de David R. Morrow e Anthony Weston. Este volume de 500 páginas contém o texto completo do livro original de Weston, mas é complementado com inúmeros textos e exemplos, que ilustram cada uma das regras simples do livro original. Pelo que já me foi dado ver, parece-me muitíssimo bom.

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Obrigado pelo sugestão de Weston. Há já uns tempos que tenho o livro em inglês mas ainda não o tinha começado: o que vou fazer hoje.

    O livro que mais utilizo neste contexto e que recomendo:

    Baggini, Julian e Fosl, Peter S. The Philosopher's Toolkit. A Companion of Philosophical Concepts and Methods.

    Gil

    P. S. - Obrigado por est blog.

    ResponderEliminar
  2. Optima infoemação!
    Boa continuação

    Um abraço.

    ResponderEliminar