1 de fevereiro de 2012

Um caso de popularidade merecida


O leitor sabia que Philosophy: The Basics (Elementos Básicos de Filosofia, na tradução portuguesa da Gradiva) de Nigel Warburton já ultrapassou o impressionante número de 100 000 exemplares vendidos? E que a série de podcasts com o título genérico Philosophy Bites, de Warburton e Dave Edmonds, já foi descarregada por mais de 11 milhões de pessoas? Trata-se de uma longa série de pequenas entrevistas (cerca de 12 a 15 minutos) a conhecidos filósofos sobre os mais diversos problemas filosóficos e cujo sucesso até já justificou a edição em livro com uma selecção de algumas dessas entrevistas.

Os números anteriores são referidos por Julian Baggini na recensão, para o The Guardian, de A Little History of Philosophy, o mais recente livro de Warburton, inspirado no inesquecível Uma Pequena História do Mundo, de Ernst Gombrich. São números que mostram bem que Warburton é um dos mais populares filósofos da actualidade. O que é completamente merecido, sobretudo como divulgador da filosofia, pela sua capacidade de tornar a discussão dos problemas filosóficos acessível ao leitor comum, sem sacrificar o rigor argumentativo e a subtileza conceptual de que tal discussão não pode prescindir.

Entretanto resta-nos esperar pela tradução portuguesa de A Little History of Philosophy e que a tradução esteja à altura da qualidade do livro.

1 comentário:

  1. Uma pequena nota, na linha do que disse no post: até em Portugal o livro Elementos Básicos de Filosofia esgotou a primeira edição e já vai na segunda, revista e aumentada. Não me admiro se também esta esgotar em breve.

    ResponderEliminar