14 de março de 2012

Se você quer filosofia da ciência, então tome!


A filosofia da ciência vem sendo feita a todo vapor nos grandes centros acadêmicos mundo afora; e para aqueles que querem se inteirar de seus resultados, The Continuun Companion to Philosophy of Science – organizado por Steven French e Juah Saatsi, e lançado no ano passado pela Continuum – é sem dúvida a melhor fonte. Escritos por profissionais ativos nas discussões contemporâneas (e.g., Alexander Bird, Stathis Psillos, Ned Hall, etc.), os 18 artigos que compõem o volume (fora a introdução e as fontes de pesquisa) são muito mais do que apenas uma breve introdução aos principais problemas da filosofia da ciência: além de apresentar as principais respostas (e se funcionam ou não), também indicam o estado atual das discussões e os rumos prováveis que tomarão. O compêndio está divido em quatro partes:
I- “Philosophy of Science in Context”: trata da relação da filosofia da ciência com as outras áreas de filosofia, com a própria ciência e com a história da ciência.
II- “Current Research and Issues”: trata das discussões atuais das principais questões da filosofia geral da ciência (explicação, causalidade, modelos, etc.) e da filosofia das ciências particulares (filosofia da biologia, da química, etc.).
III- “Past and Future”: traça os passos da filosofia da ciência de Aristóteles até o presente, apontando os prováveis caminhos a serem trilhados.
IV- “Resources”: fornece as principais fontes de consulta e pesquisa através de uma bibliografia comentada e da relação das principais revistas, arquivos e enciclopédias on line, etc. Contém também um glossário.
Indispensável tanto aos especialistas quanto aos futuros filósofos da ciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário