14 de abril de 2012

Raio de contrafactuais!


Se as condicionais indicativas dão tanto que discutir, que dizer das condicionais contrafactuais. Eis o exemplo de uma condicional contrafactual:

Se Lionel Messi tivesse jogado no Manchester United na época de 2008-2009, teria sido colega de equipa de Cristiano Ronaldo.

Saber qual o valor de verdade desta condicional é tarefa que não levanta grandes dificuldades. Mas o que dizer das seguintes contrafactuais?

Se Lionel Messi e Cristiano Ronaldo fossem compatriotas, Lionel Messi seria português.

Se Lionel Messi e Cristiano Ronaldo fossem compatriotas, Cristiano Ronaldo seria argentino.

Serão estas condicionais verdadeiras ou serão falsas?

8 comentários:

  1. Acredito que a condicional contrafactual acerca de Messi e Ronaldo serem compatriotas seria:

    Se Lionel Messi e Cristiano Ronaldo fossem compatriotas, então ambos seriam naturais do mesmo país.

    Poderia-se argumentar a favor dessa outra condicional contrafactual:

    Se Lionel Messi e Cristiano Ronaldo fossem compatriotas, então ou Cristiano Ronaldo seria argentino, ou Lionel Messi seria português.

    Contudo, essa última condicional pode ser negada, pois a antecedente pode ser verdadeira, e a consequente falsa. Por exemplo no caso de Messi e Ronaldo serem naturais de outro país que não Argentina ou Portugal. Essa seria uma situação na qual Messi e Ronaldo são compatriotas, ainda que nem Messi e nem Ronaldo sejam ao mesmo tempo naturais da Argentina ou de Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Kherian, em seu entender a condicional contrafactual seria uma tautologia? Digo isto porque "os dois serem compatriotas" é sinónimo de "serem ambos naturais do mesmo país". Assim, temos a tautologia "Se P, então P".

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pela sua resposta e consideração.

    Miguel

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Aires, realmente. Logo após eu ter escrito aquele post me veio isso na cabeça. Contudo, eu acredito que ambas as condicionais contrafactuais são verdadeiras ao mesmo tempo. Só que a diferença é sobre quais mundos possíveis elas se referem. Se eu não me engane o Inwagen (ou o Plantinga, não me lembro direito) discutia brevemente proposições acerca de um mundo possível, e em um mundo possível. Talvez uma resposta a esse problema seja por aí...

    ResponderEliminar
  7. Para responder essa vou supor que a teoria de mundos possíveis proposta por Stalnaker é correta, i.e, vou supor que uma contrafactual “P então Q” é verdadeira se no mundo possível mais próximo em que P é verdadeira, Q também é verdadeira. Além disso, também vou supor que o princípio da Terceira Condicional Excluída é verdadeiro. Esse princípio afirma que dada duas contrafactuais quaisquer “P então Q” e “P então não-Q”, apenas uma pode ser verdadeira.

    O problema nesse exemplo é que não sabemos como decidir entre essas contrafactuais contraditórias sem ter estabelecido primeiro qual antecedente e, por conseguinte, qual mundo possível temos em mente. Se concebemos os dois jogadores como sendo compatriotas em um mundo possível no qual ambos são portugueses, a primeira contrafactual é verdadeira e a segunda contrafactual é falsa. Mas se concebemos os dois jogadores como sendo compatriotas em um mundo possível no qual ambos são argentinos, a primeira contrafactual é falsa e a segunda é verdadeira. Só podemos decidir isso se o contexto indicar qual antecedente e, consequentemente, qual mundo possível, os falantes têm em mente ao asserir as contrafactuais.

    Repare que se abandonarmos o princípio da Terceira Condicional Excluída, podemos dar uma resposta diferente. A teoria de mundos possíveis proposta por Lewis nega esse princípio e declara que ambas as contrafactuais são falsas.

    ResponderEliminar
  8. Resposta bastante informativa, Matheus. O problema é, pois, qual a teoria dos mundos possíveis correcta. Obrigado pelo contributo.

    ResponderEliminar