24 de maio de 2012

Estética na Universidade do Minho

Noël Carroll (à direita) com o famoso escritor Stephen King

Quem se interessa por estética e filosofia da arte terá brevemente a oportunidade de assistir a conferências de alguns dos mais destacados filósofos mundiais da área. Será na Universidade do Minho (em Braga, mas também com sessões em Guimarães), durante a Conferência Anual da Sociedade Europeia de Estética, que decorre entre os dias 25 e 27 de Junho. 

São dezenas de filósofos especialistas nas diferentes áreas da estética e da filosofia da arte, muitos dos quais não conheço. Mas destaco os nomes de primeira linha que estarão presentes: Noël Carroll (que já tem uma excelente introdução à filosofia da arte publicada entre nós e é um dos nomes mais sonantes da filosofia da arte), Robert Stecker (da Universidade de Michigan, e autor da que penso ser a melhor introdução à estética e filosofia da arte, mas que não está infelizmente traduzida para português; irá falar de filosofia do cinema), Lydia Goehr (da Universidade de Nova Iorque e mais conhecida pelas suas obras de filosofia da música), Stephen Davies (da Universidade de Auckland, com uma obra vasta e amplamente debatida), David Davies (da Universidade de Montreal, que virá falar sobre ficção e filosofia da literatura) e ainda a filósofa Eileen John (da Universidade de Warwick, que virá falar de filosofia e literatura). Como se vê pela amostra, Braga e Guimarães começam o Verão de 2012 como capitais mundiais da estética e da filosofia da arte.

2 comentários:

  1. ah..ah..ah..que academismo artístico piroso bracarense..só falta lá o cónego melo para fazer um sermão sobre as virtudes morais da obra de arte!!

    ResponderEliminar
  2. a música é a linguagem do seculo XXI.

    ResponderEliminar