12 de maio de 2012

Putnam coligido

Hilary Putnam publicou uma colectânea de vários artigos intitulada "Philosophy in a Age of Science: Physics, Mathematics and Skepticism" (em português, o nome da obra seria "Filosofia numa Idade de Ciência: Física, Matemática e Cepticismo").



Eis a tradução do resumo da obra na Qualridge: "A incansável auto-crítica de Hilary Putnam tem levado a conhecidas mudanças de opinião pelas quais ele é conhecido, mas o seu pensamento também é marcado por uma continuidade notável. Um interesse simultâneo em ciência e ética -- pouco usual no clima de contenção currente -- caracteriza o seu pensamento desde à muito. Em "Philosophy in a Age of Science...", Putnam reúne os seus artigos para publicacação -- o seu primeiro volume em quase duas décadas. 

Na introdução Mario De Caro e David Macarthur identifica temas centrais para ajudar o leitores a negociar entre o Putnam passado e o Putnam presente: a sua crítica ao positivismo lógico; a sua persistente aspiração a ser realista sobre a normatividade; o seu anti-essencialismo numa grande gama de noções filosóficas centrais; a sua reconciliação de uma mundividência científica com uma tradição humanista; e o seu movimento de um naturalismo científico redutivo para um naturalismo liberal. Putnam regressa aqui a alguns dos seus primeiros entusiasmos em filosofia, como lógica, matemática e mecânica quântica. Também é dado ao leitor um vislumbre das suas ideias em desenvolvimento no tópico da percepção.

O trabalho de Putnam, contribuindo para um vasto âmbito de investigação filosófica, no dizer de alguns representa um "sumário da história da filosofia recente". Aqui, ele também delineia um futuro possível."

Para ver umas conferências em homenagem a Putnam em Harvard com o título do livro: http://www.fas.harvard.edu/~phildept/putnamconference.html

Eu já mandei vir o meu, e o leitor?

Sem comentários:

Enviar um comentário