17 de setembro de 2012

De onde vêm os leitores da Crítica?

Um leitor escreveu-me a perguntar gentilmente sobre quem seriam os visitantes deste blog, mais precisamente sobre se a maioria eram leitores portugueses ou brasileiros. Fui consultar as estatísticas do Blogger e, para quem, como este leitor, tenha alguma curiosidade sobre quem costuma passar por aqui, ficam alguns dados muitíssimo gerais.

Durante o primeiro dos cerca de 4 anos de existência deste blog, o maior número de visitas tinha origem em Portugal. Porém, o número de visitantes do Brasil ultrapassou já, em muito, o de Portugal. Os cinco países com maior número de visitas são os seguintes (por ordem decrescente): Brasil, Portugal, EUA, França e Alemanha. 

Mas nos últimos meses verifica-se uma tendência curiosa. Apesar de o número mensal de visitas com origem em Portugal continuar a subir, este número tem sido ultrapassado pelo dos EUA (quase cinco mil por mês). E verifica-se também um aumento muito significativo de visitantes da China. Assim, nos dois últimos meses os cinco países com maior número de visitantes são (novamente, por ordem decrescente): Brasil, EUA, Portugal, França e China.

Não sei se isto terá alguma relevância, mas pode ser que haja outros leitores que gostem de saber destas coisas.  

6 comentários:

  1. Vale a pena esclarecer que estas são estatísticas relativas apenas ao blog da Crítica, e não às páginas da revista Crítica. No que respeita às páginas da Crítica não há estatísticas por países.

    ResponderEliminar
  2. Isso, Desidério, fazes bem em sublinhar que se trata apenas do blog, não da revista.

    ResponderEliminar
  3. É a quinta língua mais falada do mundo... e com um blog lindo desse? Não deveria ser surpresa tantas visitas de tantos lugares.

    ResponderEliminar
  4. As dez línguas mais faladas no mundo são as seguintes: o chinês (mandarim), com 1052 milhões de falantes; o inglês, com cerca de metade de falantes (508 milhões), seguido de perto pelo hindi (487 milhões) e pelo espanhol (417 milhões), e depois pelo russo (277 milhões), bengali (211 milhões) e português (191 milhões).

    http://criticanarede.com/lds_palavra.html

    ResponderEliminar
  5. Quero convidá-los a conhecer meu blog http://renato-benevidesofilosofo.blogspot.com

    Quem sabe teremos assuntos para comentar?

    ResponderEliminar