9 de junho de 2013

Peter van Inwagen em Lisboa


É já nos próximos dias 12 e 14 de Junho que o destacado filósofo americano Peter van Inwagen dará duas conferências na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ambas as conferências, cujos resumos podem ser lidos aqui, fazem parte das LangCog Lectures e serão sobre tópicos de ontologia.

Peter van Inwagen, professor de Filosofia na University of Notre Dame, é um dos filósofos de topo mundiais em áreas como a metafísica, a filosofia da religião e a filosofia da acção. Na área da filosofia da religião, por exemplo, destaca-se a sua resposta ao problema do mal. Também merece destaque a sua tese incompatibilista acerca da questão do livre arbítrio e do determinismo, defendendo uma versão bastante original de libertismo, uma perspectiva pouco comum entre filósofos contemporâneos. 

Peter van Inwagen é um dos mais sonantes filósofos cristãos da actualidade (converteu-se ao cristianismo em 1980) e tem sido convidado para proferir conferências nas mais prestigiadas instituições académicas, entre as quais as famosas The Gifford Lectures (2003). 

Sem comentários:

Enviar um comentário