19 de setembro de 2013

Novos Livros Introdutórios em Filosofia do Direito






Livros introdutórios são imprescindíveis para o bom ensino e aprendizado da filosofia. A filosofia do direito já conta com algumas obras de caráter introdutório (por exemplo, aqui, aqui e aqui ), mas duas novas obras prometem preencher algumas lacunas das obras passadas e fornecer um material mais completo para professores e alunos. A primeira é a de Stefan Sciaraffa denominada The Nature of Law: A Philosophical Inquiry. Como de costume, essa obra trata primariamente do problema da natureza do direito, mas inova ao estender alguns dos argumentos sobre esse tema para explicar alguns problemas associados aos sistemas jurídicos internacionais e ao raciocínio jurídico. O livro, apesar de introdutório, também promete avançar uma posição original acerca da natureza do direito, o que talvez não seja tão recomendável de se fazer em um livro introdutório, mas ainda assim não necessariamente torna o livro inapto para ser usado em aulas de graduação. A segunda obra é a de Jeffrey Brand-Ballard, autor do interessantíssimo Limits of Legality - The Ethics of Lawless Judging, e é denominada Philosophy of Law: Introducing Jurisprudence. Essa obra introdutória abrange uma série de tópicos distintos do usual debate acerca da natureza do direito, tais como a punição, a causação e a legitimidade de os juízes se desviarem das leis (que é o tema central do primeiro livro do autor). Ambos os livros ainda não estão disponíveis para a compra, mas devem ser comercializados em breve. Vale aguardar para conferir esse material novo.

1 comentário:

  1. Gostaria de aproveitar para fazer algumas recomendações de livros e filmes, os quais possuem não só estreita relação com relacionamentos como também com a dinâmica do funciomanento dos eventos desta vida. A bibliografia foi retirada do site www.profheliocouto.com.br、
    O livro, referência no assunto Mecânica Quântica”, denomina-se “O UNIVERSO CONSCIENTE de AMIT GOSWAMI, editora Aleph”. Trata da mecânica do universo, ou seja, ajuda a entender como os fenômenos de nossas vidas funcionam na prática.
    Outros livros bem interessantes são o “O caminho Infinito" e o "Trovejar do Silêncio" de autoria de Joel Goldsmith”. Trata da espitualidade no mais alto nível de consciência.
    Um filme que ajuda a entender a importância deste assunto é: “QUEM SOMOS NÓS”, o qual pode ser encontrado no site: www.youtube.com.br
    Há um ótimo livro, top em matéria de relacionamentos, o qual se chama: “Por que amamos de autoria de Helen Fisher”.
    Todos os livros podem ser encontrado nas principais livrarias e também no site: www.estantevirtual.com.br, que sai mais em conta.
    Estes livros ajudarão qualquer pessoa a ampliar o nível de consciência. A realidade、 é nós que a criamos e, assim, não há espaço para lamentações ou ressentimentos, pois somos os gestores dos acontecimentos da vida em sua integralidade.
    Ats.

    ResponderEliminar