17 de janeiro de 2014

Chegamos aos 2000 no Facebook




Podemos questionar se as redes sociais serão o melhor meio para divulgar a filosofia mas, enquanto o fazemos, não há dúvida que os números vão adquirindo uma expressão incontornável.

Ao assinalar mais este marco, deixo aqui um agradecimento a todos, especialmente àqueles que ao longo dos tempos têm vindo a colaborar no sentido de tornar a Crítica (revista, blogue e facebook) num espaço muito especial de reflexão filosófica.

9 de janeiro de 2014

Peter Singer mudou de ideias

(imagem retirada daqui)

Nesta entrevista Peter Singer explica como a investigação para o seu próximo livro fez com que mudasse as ideias que há muito tinha estabelecido. Reconhecido como um defensor do utilitarismo das preferências, Peter Singer revê-se agora na posição do autor de referência deste novo livro, Henry Sidgwick (1838 – 1900), adoptando uma posição hedonista.

A entrevista percorre depois uma enorme gama de assuntos: o objectivismo em ética, o altruísmo eficaz, os direitos dos animais, a polémica na Alemanha (anos 80/90), etc. terminando com a sugestão do livro de Steven Pinker, "The Better Angels of Our Nature: Why Violence Has Declined".