8 de fevereiro de 2015

4 passos para argumentar de forma inteligente e generosa (Daniel Denett)

Costuma ser generoso quando critica os pontos de vista do seu oponente?
Qual será a vantagem dessa abordagem?
Numa discussão quer vencer o seu oponente ou fazer um aliado?
O confronto de ideias sem generosidade para com o interlocutor será uma procura sincera da verdade?

Daniel Denett apresenta o antídoto para a tendência de caricaturar as ideias do nosso oponente, resumindo assim a lista de regras criada pelo Psicólogo Anatol Rapoport:





Ver mais aqui.

2 comentários:

  1. Sem dúvida ... uma maneira educada, respeitosa e eficaz!

    ResponderEliminar
  2. Em uma discussão defendemos o que achamos certo, logo, a parte contrária está errada. Logicamente não queremos fazer um inimigo com uma mera discussão, mas não acho que conseguiria dizer "gostaria de ter sido eu a pensar em dizê-lo dessa forma" por um pensamento que acho errôneo. Não existe vencedor e muito menos perdedor com uma troca de argumentos, existe sim uma coisa muito interessante... A troca do conhecimento, para assim, como dito, realizarmos a "procura sincera da verdade". Porém, se a pessoa com quem discuto não consegue aceitar idéias contrárias, pq diabos eu me preocuparia em não criar inimizade? Uma troca de conhecimentos é um processo de defesa de suas verdades, temos que ser técnicos. Perder a calma, fraquejar ou até mesmo criar mágoa não é um modo de demonstrar que seu argumento está errado e que não consegue aceitar este fato? O ser humano não demonstra nenhum tipo de sentimento sobre aquilo que é inferior a ele, então criar a inimizade é uma medida da psique humana, pois teve sua "dita verdade" confrontada e pulverizada. Debates não são lugares para amizades nem inimizades, e sim para a procura da verdade, repito. Acho realmente desnecessário encher a boca com palavras mentirosas e exageradas.
    Ah, claro, mas em um debate não dizemos nada sobre a pessoa que está argumentando, e sim sobre suas ditas verdades. Como eu disse, temos que ser técnicos. A partir do momento em que não somos técnicos, recebemos inimizade ou aliados.
    http://crookedauge.blogspot.com.br/
    PAZ :P

    ResponderEliminar