
Mackie era conhecido por ser tão simpático a levantar objecções que por vezes as pessoas nem se apercebiam de que era realmente uma objecção. Mas como se pode ler no capítulo agora traduzido, a sua discussão de ideias é vigorosa. Ele próprio escreveu o seguinte:
Em lugar algum me ocupo primariamente da refutação de um autor particular. Penso que todos os que referi, incluindo aqueles com quem discordei mais fortemente, contribuíram significativamente para a nossa compreensão da ética: quando citei as suas próprias palavras é porque apresentaram as suas perspectivas ou argumentos mais claramente ou mais vividamente do que eu conseguiria.
Gostaria que as discussões nas caixas de comentários deste blog fossem simpáticas e genuinamente cooperativas, ainda que vivas e contraditórias. A ideia é seguir os argumentos para ver onde levam, especular honestamente e tão rigorosamente quanto possível. O objectivo não pode ser a ingenuidade de fazer a outra pessoa pensar como nós pensamos, nem defender até ao fim contra todas as evidências o que nós pensamos. Devemos pensar nos argumentos e ideias apenas e ver até onde nos levam.
Sem comentários :
Enviar um comentário