O recurso à desobediência civil por parte dos professores é um cenário cada vez mais provável. A desobediência civil é, por definição, uma ilegalidade. Mas será que devemos obedecer a toda e qualquer lei? O Dúvida Metódica em boa altura lançou a discusssão. Vale a pena acompanhar e mostrar mais uma vez que a filosofia e os filósofos são fundamentais no esclarecimento e na discussão de problemas com consequências tão práticas como este.
Quem quiser seguir a discussão sobre como deviam os professores ser avaliados, pode ver o post de Carlos Pires, também no Dúvida Metódica.
Quem quiser seguir a discussão sobre como deviam os professores ser avaliados, pode ver o post de Carlos Pires, também no Dúvida Metódica.
Na imagem acima pode ver-se Bertrand Russell apelando à desobediência civil.
7 comentários :
No caso dos professores creio nem se tratar de desobediência civil. Do que se trata é da absoluta impossibilidade de executar o modelo. Ainda que os professores quisessem ser obedientes, nem para isso teriam grande margem de manobra. Posso estar a ver mal a coisa, mas creio que é mais ou menos isto que se passa.
O desenvolvimento das mentalidades passa, muitas vezes, pela desobediência civil, pela ilegalidade (o aborto é talvez o exemplo mais radical que a sociedade portuguesa nos deu nos ultimos anos).
A questão contudo que devemos colocar é se uma mudança alcançada pela desobediência civil é legitima. Uma ilegalidade que se torna um habito, deve ela ser tranformada em lei?
David,
Foi necessário sair do espaço do blog de èvora (que gosto muito) para afirmares algo com o qual estou completamente de acordo.
Até que enfim...
É legítimo desobedecer sim, quando as leis violam a moralidade (e, ao longo da História, muitas o têm feito). O problema é que se assiste, grande parte das vezes, à ditadura da lei, mas a lei não pode ter maior peso que a ética.
já dizia o Espinosa no tratado da reforma do entendimento:
devemos seguir as leis da cidade... em tudo o que nelas não nos impeça de alcançar um mundo como deve ser.
Se nunca tivessem existido actos de desobediência civil, ainda hoje, estaríamos subjugados a Monarquias, Ditaduras Populares, Nacionalistas, Regimes Totalitários, etc...E já agora, não poderia este texto sequer ser publicado!
Cumprimentos
Sobre a questão da desobediência, saiu um livro este mês de Marie-Claire Caloz-Tschopp chamado "Resister en politique, résister en philosophie" que pode vos interessar. Encontram um pequeno resume na pagina seguinte:
http://www.decitre.fr/livres/Resister-en-politique-resister-en-philosophie.aspx/9782843031502
Enviar um comentário