Dando voz aos nossos leitores relativamente ao desafio lançado há dias pelo Rolando, aqui vai a lista que Luís Gonçalves nos enviou com aqueles que ele considera os melhores dez de 2008.
10 Mais de 2008 – Luis Gonçalves
Informação empírica para a discussão da ÉTICA AMBIENTAL
Calma - Cool it!, Bjorn Lomborg (Estrela Polar)
Lomborg, depois do seu “ O Ambientalista céptico – Revelando a real situação do mundo”, de 2002, na Editora Campus, volta a reafirmar a sua análise crítica do debate sobre o aquecimento global, mostrando de uma forma clara, realista e baseada em dados científicos, como enfrentar os dilemas da discussão climática, dando o seu forte contributo para enfrentar as posições ecologistas radicais, nomeadamente aquilo a que ele chama a “ladainha ambientalista”.
Quente, Plano e Cheio, T. Friedman (Actual Editora)
Friedman, depois de “O Mundo é Plano – Uma história breve do século XXI”, de 2005, também na Actual Editora, onde já deixara a sua marca na análise do mundo contemporâneo, no que concerne ao papel das mudanças económicas, sociais e políticas nas organizações, nas sociedades e nos indivíduos, vem agora defender a necessidade de uma revolução verde, ou como ele próprio afirma: “E o que fizermos relativamente aos desafios da energia e do clima, da conservação e da preservação, dirá aos nossos filhos quem somos nós na verdade. São decisões sobre quem somos, o que valorizamos, em que tipo de mundo queremos viver e como queremos ser recordados.”
FILOSOFIA POLÍTICA
Manual de Filosofia Política, João C. Rosas (org.) (Almedina)
Uma discussão dos principais modelos teóricos políticos e de alguns dos problemas políticos mais marcantes deste tempo em que vivemos, de uma forma organizada, sustentada e motivadora. É um excelente instrumento de trabalho numa área da filosofia menorizada nos programas actuais de filosofia no secundário.
O Político, Platão, na tradução do grego por Carmen Soares (Círculo de Leitores / Temas e Debates)
É caso para dizer: finalmente o “outro Platão” vem à luz . Numa tradução cuidada, cotada e anotada, Carmen Soares permite-nos a leitura na língua de Camões de um texto essencial para se perceber o Platão tardio, o Platão pós-República, sob uma forma mais comum ao Platão socrático – a troca dialéctica de argumentos sob a inspiração da tentativa de resposta à dupla pergunta a que o Estrangeiro, em 285d dá voz: “Qual é a nossa posição face à investigação sobre a figura do político? Foi-nos ela suscitada pelo político propriamente dito ou porque nos queríamos tornar melhor dialécticos em qualquer matéria?"
O Mundo Pós-Americano, F. Zakaria (Gradiva)
Uma análise lúcida e pertinente do actual estado do mundo político no século XXI, no pós-11 de Setembro. O declínio político americano (a dita “potência única” após a queda do Muro de Berlim, nos finais dos anos 80 do século XX) combinado com a emergência dos BRIC´s (Brasis, Rússias, índias e Chinas) gera novos desafios mas também problemas não expectáveis que exigem uma reflexão cuidada de todos e sobretudo uma postura política nova, uma nova ordem política à escala global, partindo da casa “América.”
Dicionário de Relações Internacionais, Fernando Sousa (dir.) (Edições Afrontamento)
É bem vinda esta nova edição (2ª, revista e aumentada) deste dicionário, numa área das ciências sociais e políticas que diariamente vê os seus conceitos revistos, reformulados e até substituídos por outros, em função dos protagonistas dessa teia constantemente refeita que são as relações internacionais.
ÉTICA
Duas vidas valem mais que uma?, Peter Cave (Academia do Livro)
33 dilemas para desafiar os nossos valores, as nossas convicções, baseados em situações do nosso quotidiano, de uma forma bem disposta e que recoloca a filosofia no centro das decisões que temos de tomar constantemente.
ESTÉTICA
Introdução à Estética, George Dickie (Bizâncio)
Excelente meio para penetrar num mundo com o qual mantinha um passado de incompreensões e alguns mal entendidos.
Um bom livro de começo para quem quer saber o que é a Estética e quais as suas principais teorias.
FILOSOFIA TOTAL
Que diria Sócrates?, Alexander George (org.) (Gradiva)
O subtítulo do livro diz tudo: “Os filósofos respondem às suas perguntas sobre o amor, o nada e tudo o resto“, ou como surpreender a filosofia na rua, na sala de aula, em casa ... desafiando-nos a pensar melhor e a analisarmos criticamente as nossas ideias.
Os Problemas da Filosofia, Bertrand Russell, tradução de Desidério Murcho (Edições 70)
Finalmente a tradução em português legível, de uma das obras mais importantes de um dos filósofos marcantes da filosofia ocidental contemporânea, não só inglesa mas global. Para além da introdução que é um valor acrescentado da tradução.
11 de dezembro de 2008 ⋅ Blog
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Arquivo
-
▼
2008
(208)
-
▼
Dezembro
(18)
- John Shand: O que é a filosofia?
- Rui Daniel Cunha: Últimos Escritos sobre a Filosof...
- Alvin Plantinga
- William James
- O Pai Natal e a filosofia
- Da miséria da vida estudantil
- Avaliar argumentos indutivos
- Um pedido de ajuda
- Peter Cave e paradoxos
- Empirismo e filosofia da mente, de Wilfried Sellars
- A voz dos leitores: Os 10 mais de 2008
- Sugestões musicais
- Wikicensuras
- «Psicofoda» censurada na Wikipédia
- Generalizações e previsões
- 2008 Best Of
- Ideias e letras
- Os melhores de 2008 no Brasil
-
▼
Dezembro
(18)
4 comentários :
Muito original, a lista do Luís. Já vou em busca de um ou dois volumes que não conhecia. O mundo pós americano é sem dúvida alguma um excelente livro.
abraço e obrigado ao Luís
Excelentes sugestões!
Luís Gonçalves, Prof de Filosofia na ESMTG?!
Denise
Sim, sou o professor de Filosofia na Teixeira Gomes.
Abraço
Luis Gonçalves
Olá Professor :-)
Sou a sua antiga aluna que agora é sua colega de Port/Fr. ;-)
Da sua lista, para além do livro de Platão, já conhecia o G. Dickie.
Fiquei com curiosidade relativamente ao de A. George (O que diria Sócrates?).
Enviar um comentário