3 de junho de 2009 Blog

Problemas da Filosofia

Desidério Murcho
Problemas da Filosofia, de James Rachels, com tradução de Pedro Galvão e edição da Gradiva, está já à venda. A apresentação do livro está aqui, e um excerto do mesmo aqui.

James Rachels, recorde-se, é autor do que me parece a melhor introdução à ética: Elementos de Filosofia Moral, também publicada pela Gradiva, em Portugal, e pela Manole, no Brasil.

Qual é a importância dos livros introdutórios, como este? A minha proposta de resposta está aqui. Um aspecto que não refiro no meu artigo é o impacto social que tem a publicação de livros deste género: são livros que põem os pobres que foram vítimas de um mau ensino a par dos ricos que tiveram a sorte de frequentar os melhores colégios.

5 comentários :

Eros disse...

Não sei se cabe divulgar esta informação aqui; caso não seja apropriado, apaguem, por favor. Em todo caso, acabo de ver que o livro do Rachels, Elementos de Filosofia Moral, está sendo vendido (03/06/2009) promocionalmente pela editora por 15 reais ao invés dos costumeiros 61 reais. http://www.manole.com.br/index.php?destino=busca&ordem=titulo&crc=&busca=james+rachels&submit.x=14&submit.y=7&tipo=autor

Livros assim são valiosos por levar a faceta mais bela da filosofia, a problemática, ao maior público possível.

Desidério Murcho disse...

Obrigado Eros. Isso ocorre há vários meses e já foi noticiado por nós:

http://blog.criticanarede.com/2009/01/rachels-ao-preo-da-chuva.html

srta assis disse...

Informação aos estudantes do IFAC - UFOP:

O livro foi incluído na última lista de aquisição da biblioteca do IFAC. No entanto, foi feito o pedido de um único exemplar; e além do mais, a previsão de entrega é só no mês de outubro. Paciência...

Nuno Maltez disse...

Penso que o Ética Prática de Peter Singer também funciona bem com alunos para quem o assunto é novo.

André Felipe Azevedo Neves disse...

Oi, prof. Desidério, ainda não tive a oportunidade de comprar este livro. No entanto, tem um que pra mim continua sendo o melhor- é o Filosofia, de Augusto Saraiva, filósofo e professor português. O senhor o conhece?

Arquivo