11 de dezembro de 2010 Blog

Será impossível definir a arte?

Desidério Murcho

Acabo de publicar o ensaio "Terá Weitz Mostrado a Impossibilidade de Definir a Arte?", de Paula Akemy Araújo. A resposta dela é que não, mas o que pensa o leitor?

6 comentários :

Leonardo disse...

Acho que existe um atalho contra Weitz:

Se a arte não pudesse ser definida, nada poderia diferenciar arte de não-arte. Sem essa distinção, todas as proposições acerca da arte seriam desprovidas de sentido. Isso incluiria a própria proposição de Weitz de que arte não pode ser definida, o que é absurdo.

Leonardo disse...

Correçao: Troque a última frase do meu comentário anterior por "Isso incluiria os argumentos usados pelo proprio Weitz para chegar à conclusão de que não pode existir definição de arte. Ou seja, a conclusão nos diz que não podemos chegar à conclusão, o que é absurdo."

Anónimo disse...

Concordo em parte com Weitz. Não me parece que seja possível ter uma definição suficiente e necessária não-trivial sobre o conceito 'arte'. Até porque tal pressupõe que exista uma 'natureza' de tal conceito. E esta ideia é já em si profundamente controversa!

Desidério Murcho disse...

Luís, as definições não são suficientes e necessárias; podem é ser feitas em termos de condições suficientes e necessárias, o que é muito diferente.

Se concordas em parte com Weitz, a parte mais importante parece ser aquela com a qual discordas: é que o argumento central de Weitz repousa na ideia de que a natureza (ou "lógica", como ele lhe chama) do conceito de arte é tal que impede a sua definição correcta não trivial.

Eu parece-me que o Luís só concorda com a conclusão do argumento de Weitz, o que é muitíssimo diferente de concordar com o argumento, ainda que em parte. Seja o que for concordar em parte com um argumento, não pode ser a mesma coisa do que concordar apenas com a conclusão de um argumento.

José Oliveira disse...

O link actualizado do artigo: http://criticanarede.com/contraweitz.html

Thiago Melo disse...

Preciso agradecer sua boa vontade em colocar esses links! Pra mim, são muito úteis.

Arquivo