10 de fevereiro de 2011 Blog

Nós também somos animais

Desidério Murcho

Está já à venda o livro organizado e traduzido por Pedro Galvão, Os Animais Têm Direitos? Perspectivas e Argumentos (Dinalivro). Reunindo textos de Peter Singer, Tom Regan, Carl Cohen, Jan Narveson, J. Baird Callicott, James Rachels e Jeff McMahan, trata-se de um livro que apresenta os argumentos a favor da ideia de que é imoral maltratar os animais não humanos (note-se o antropocentrismo que é usar "animais" excluindo-nos a nós), e respectivas objecções. Para quem quiser conhecer este debate, este é um bom livro para começar.

4 comentários :

Pedro disse...

Bem, não há uma palavra para referir apenas os animais das outras espécies. Além disso, não dá jeito nenhum usar a expressão "animais não-humanos" sempre que queremos referir esses animais -- e num título essa expressão ficaria horrível, para dizer o mínimo. Por fim, toda a gente percebe que seres refere o termo "animais" nestes contextos.

Obrigado pela divulgação!

Anónimo disse...

Grande notícia! Obrigada ao Pedro por "arrumar" o problema, em português. Espero que chegue a muit@s!
Abraço,

Cátia

Desidério Murcho disse...

Curiosamente, nem estava a pensar no título do livro, quando comentei a chatice que é usar "animais" como se nos excluísse a nós. Entretanto, mais informações sobre o livro estão já disponíveis na Crítica:

http://criticanarede.com/animais.html

Gustavo Henrique. disse...

O livro é ótimo. Parabéns a Pedro Galvão pela iniciativa, já que possuímos pouquíssimas obras dos grandes filósofos que debatem sobre esse tema traduzidos para o português. Espero que o tema não se esgote apenas nessa edição, já que formamos um publico ansioso por explorar melhor o tema, mas que assim como eu, não dominam o idioma inglês.

Arquivo