20 de maio de 2012 Blog

Uma Pequena História da Filosofia

Aires Almeida
O mais recente livro de Nigel Warburton, Uma Pequena História da Filosofia, acabou de ser publicado em Portugal, pelas Edições 70. É um livro destinado aos mais jovens, mas que é irresistível mesmo para quem já está bem familiarizado com a história da filosofia. O livro tem ainda um prefácio do Desidério. Quem quiser pode  espreitar aqui para ver o índice e ler o prefácio e as primeiras páginas do livro.


3 comentários :

José Oliveira disse...

Olá Aires,
este livro será adequado para adolescentes que ainda não tiveram o primeiro contacto com a filosofia?
Mesmo que a resposta seja afirmativa, referindo-me ainda a jovens adolescentes, que outros livros serão adequados a essa introdução?

Aires Almeida disse...

Sim, José, a ideia é mesmo essa: proporcionar o primeiro contacto com a história da filosofia. Este livro de Warburton inspira-se num outro grande sucesso, a Pequena História do Mundo, de Ernst Gombrich, e de que já aqui falei:

http://blog.criticanarede.com/search?q=gombrich

Para introduzir os adolescentes na própria discussão filosófica, ocorrem-me dois bons exemplos, ambos disponíveis em português: Que Quer dizer Tudo Isto, de Thomas Nagel (Gradiva) e Sabedoria Sem Respostas, de Daniel Kolak e Raymond Martin (Temas & Debates).

José Oliveira disse...

Obrigado Aires.
Afinal até já tinhas aqui falado no blog sobre "as melhores introduções à filosofia" – nomeadamente aqui: http://blog.criticanarede.com/2009/01/melhor-entre-as-melhores-introdues.html

Arquivo