Eis alguns dos trabalhos de e sobre o Leônidas publicados na Crítica:
- Michael Luntley: Contemporary Philosophy of Thought and Language (Leônidas Hegenberg)
- Alain Graf e Christine Le Bihan: Lexique de Philosophie (Leônidas Hegenberg)
- Alan Bullock: New Fontana Dictionary of Modern Thought (Leônidas Hegenberg)
- Ángeles Mateos Garcia: Introducción al Pensamiento Filosófico (Leônidas Hegenberg)
- Fabio Di Marcantonio: Dizionario di Filosofia (Leônidas Hegenberg)
- Francesca Brezzi: Dizionario dei Termini e dei Concetti Filosofici (Leônidas Hegenberg)
- José Maurício Carvalho: O Homem e a Filosofia (Leônidas Hegenberg)
- Karl Popper: La Mia Filosofia: Dizionario Filosofico (Leônidas Hegenberg)
- Richard Jeffrey: Depois do Empirismo Lógico (Leônidas Hegenberg)
- Heidegger's Children (Leônidas Hegenberg)
- Rudolf Carnap: Pseudoproblemas na Filosofia (Leônidas Hegenberg)
- Jonathan Dancy e Ernest Sosa: A Companion to Epistemology (Leônidas Hegenberg)
- Daniel Andler et al.: Philosophie des Sciences I & II (Leônidas Hegenberg)
- Graham Priest: Lógica (Leônidas Hegenberg)
- Luiz Sergio Coelho Sampaio: A Lógica da Diferença (Leônidas Hegenberg)
- Alain Graf: As Grandes Correntes da Filosofia Moderna (Leônidas Hegenberg)
- António Paim: A Filosofia Brasileira Contemporânea (Leônidas Hegenberg)
- David Edmonds e John Eidinow: O Atiçador de Wittgenstein (Leônidas Hegenberg)
- Colin McGinn: O Carácter da Mente (Leônidas Hegenberg)
- Georges Rey: Contemporary Philosophy of Mind (Leônidas Hegenberg)
- Mario Bunge e Rubén Ardila: Philosophy of Psychology (Leônidas Hegenberg)
- Stephen Priest: Theories of the Mind (Leônidas Hegenberg)
- William Bechtel: Philosophy of Mind (Leônidas Hegenberg)
- Corpo-mente: Nova fase (Leônidas Hegenberg)
- Fred Dretske: Naturalizing the Mind (Leônidas Hegenberg)
- Roger Penrose: A Mente Virtual (Leônidas Hegenberg)
- Leônidas Hegenberg: Saber de e Saber que (Orlando Tambosi)
5 comentários :
O Leônidas merece todo o nosso respeito: divulgou a filosofia de qualidade no Brasil praticamente sozinho, desde a década de 60. De seus livros introdutórios, merece destaque sua introdução à filosofia da ciência em dois volumes, Etapas da Investigação Científica. Também traduziu várias obras importantes como A Lógica da Pequisa Científica, de Popper, Contra o Método, de Feyerabend, Escolha e Acaso, de Brian Skyrms, A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento, org. por Lakatos e Musgrave, dentre muitos outros.
Lamentável mesmo. O Prof. Leônidas foi um dos pioneiros no brasil na divulgação da Filosofia analítica e fez uma contribuição inigualável em traduções e livros introdutórios de filosofia de boa qualidade. É uma grande perda para o pais e para a filosofia no brasil. Tive a oportunidade de ter tido algumas aulas com ele uns anos atrás, se não me engano 2003 ou 2004, numa disciplina de Filo da Ciência na UFSJ-mg (eu era graduando), fiquei pasmo com a simplicidade, a preocupação com rigor, a lucidez e ao mesmo tempo a profundidade dele na apresentação de alguns problemas (já q no depart de filo da ufsj era raro). Na época fiquei fascinado com isso e ele foi uma das primeiras pessoas que vi falando da filo analítica e dos autores com os quais eles trabalhava (dos EUA e da Inglaterra que tbm eram raros de serem lidos na ufsj) em filo da ciência: depois dessas aulas não parei mais de investigar a filo analítica e ate hoje o meu principal interesse é esse. Infelizmente nunca mais retornei a UFSJ e nem mesmo revi o Leônidas. Muito obrigado Prof. Leônidas pela contribuição pessoal e social ao brasil e ao mundo.
Fica aqui meu profundo agradecimento e mais uma homenagem ao grande Leônidas.
Eu tive a imensa oportunidade de entrar em contato com o Prof. Dr. Leônidas Helmuth Baebler Hegenberg, pela primeira vez, em 09/10/10, ocasião em que o elogiei pelos livros de Lógica de sua autoria. De lá para cá foram muitas as trocas de e-mails, sempre de forma bastante humorada, atenciosa e descontraída de sua parte. A nossa última troca de e-mail ocorreu em 08/11/12.
Em 25/12/11, concedeu-me a oportunidade de trabalhar como revisor técnico de Lógica, possivelmente a obra mais importante de sua autoria nessa área, pelo que fiquei enormemente lisonjeado, ao mencionar que “a rigor, você é a única pessoa confiável”, “o conjunto de pessoas que conhecem Lógica e estão em condições de me prestar ajuda é conjunto composto de UM só elemento - você. Obrigado”.
Lembro-me de que, certa vez, no decorrer do trabalho de revisão da sua obra Lógica, “o meu silêncio o incomodou”, pelo que lhe respondi que “o meu silêncio é decorrência, possivelmente, do trabalho de revisão da Lógica, com o qual estou (satisfatoriamente) bastante empenhado, de modo que já espero que você fique bastante tranquilo a esse respeito”.
Registro, por fim, alguns dos meus pontos de vistas expressos ao eterno amigo:
Do seu admirador (de coração) por tudo que você tem feito, faz e ainda (que Deus o permita!) fará, pelo desenvolvimento científico deste País.
Definitivamente, para mim, você é a maior "lenda viva" da área de Lógica em nosso país. (Eu preciso dizer mais alguma verdade a seu respeito?!)
Gilmar Pires Novaes
Conheci os trabalhos do Leônidas através de seus livros de lógica, que, aliás, são extremamente didáticos, no estilo de outro grande matemático brasileiro, que não sei se ainda está vivo, o sr. Edgard de Alencar Filho. Descanse em paz professor ....
Enviar um comentário