5 de janeiro de 2019 Blog

Dar palco ao Erro

José Oliveira



CC0 Creative Commons

Não só a crise da reprodutibilidade no mundo académico, como a crescente facilidade de criar e propagar notícias falsas no mundo digital, encontram neste projecto um desafio.



Trata-se do projecto da psicóloga Julia M. Rohrer – a que chamou Perda de Confiança – e que pretende mudar radicalmente a cultura científica. Para isso criou um espaço em que se publica exclusivamente artigos que coloquem em destaque e a descoberto o erro.
O tipo de estudos elegíveis para publicação terá então de acumular as seguintes características:
  1. O estudo em questão é um relatório empírico de uma nova descoberta;
  2. O autor responsável pela submissão perdeu a confiança no resultado original/central do artigo;
  3. A perda de confiança ocorreu principalmente como resultado de problemas teóricos ou metodológicos com a concepção do estudo ou com a análise de dados;
  4. O autor responsável pela submissão assume a responsabilidade pelos erros em questão.

Com a investigação que tem desenvolvido a autora do projecto refere que encontrou três grandes obstáculos no caminho para a humildade intelectual:
  1. Para que possamos adquirir mais humildade intelectual, todos nós, mesmo os mais inteligentes entre nós, precisamos avaliar melhor os nossos pontos cegos cognitivos. As nossas mentes são mais imperfeitas e imprecisas do que gostaríamos de admitir. A nossa ignorância pode ser invisível.
  2. Mesmo quando superamos esse imenso desafio e descobrimos os nossos erros, precisamos de nos lembrar que não seremos necessariamente punidos por dizer: "Eu estava errado". E precisamos ser mais corajosos a propósito de o dizer. Precisamos de uma cultura que celebre essas palavras.
  3. Nunca alcançaremos a humildade intelectual perfeita. Por isso precisamos escolher as nossas convicções de forma muito ponderada.

Sem comentários :

Arquivo